terça-feira, 5 de março de 2013

Dicas para uma boa noite de sono


Imagem do Google
"Sono- é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros vertebrados, pela suspensão temporária da atividade percetivo- sensorial e motora voluntária." in Wikipédia

Uma boa noite de sono é fundamental para evitar algumas doenças como a hipertensão, bem como o reflexo e a memória também ficam afetados devido a uma noite ou várias noites mal dormidas. Quando dormimos mal, tudo fica mais lento, as horas custam a passar e o dia passa a ser um tormento porque queremos dormir. Por outro lado quando chega finalmente a hora de dormirmos a nossa mente parece uma roda viva e o sono simplesmente desaparece!

Para evitar esses problemas e aproveitar o dia com mais disposição, seguem algumas dicas que vão ajudar a ter uma boa noite de sono:

1) Banho morno antes de dormir ajuda a relaxar.

2) Mantenha uma rotina, é importante habituar o nosso corpo a horários fixos de deitar e acordar. 

 3) Quando começar a sentir sono, aproveite e vá direto para a cama.

4) Durma num local tranquilo, sem barulho e sem luzes acesas.

5) A temperatura ideal do quarto deve ser de 23º C.

6) Não insista no sono, ou seja quando se deitar e não tiver sono, não esteja na cama a dar voltas e mais voltas e a desesperar por ver as horas a passar, levante-se e espere que o sono apareça.

7) Escolha colchões e travesseiros de qualidade onde se sinta confortável.

8) À noite prefira uma refeição leve, para facilitar a digestão. 

 9) Beba algo morno, como um leite ou um chá de cidreira ou camomila, antes de se deitar.

10) Evite tomar bebidas que contenham álcool ou cafeína.

São algumas dicas que têm como objetivo melhorar a qualidade do sono, cada pessoa tem as suas próprias rotinas. Mas, caso se encontre num momento da sua vida cheia de stress é normal que o seu organismo esteja em pura adrenalina e não consiga dormir, e estas dicas ajudam a restabelecer rotinas para conseguir ultrapassar o obstáculo de uma noite mal dormida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário